sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Estados Unidos vêem Mirage por todos os lados

(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 11 de janeiro de 1968)

Os Estados Unidos estão ameaçando suspender o programa de ajuda ao nosso País, caso o governo brasileiro compre os aviões Mirage IV à França, em preterimento à indústria americana, conforme recomendam os estudos do Estado-Maior da FAB ora em mãos do presidente Costa e Silva. A informação da pressão norte-americana foi veiculada pelo jornal "Los Angeles Times", em matéria assinada por seu correspondente do Rio, Francis Kent. Segundo o jornalista, os órgãos responsáveis pela ajuda dos Estados Unidos advertiram às autoridades brasileiras "quanto às conseqüências da compra de aviões de guerra franceses".

Brasil ampliará comércio com socialistas

Objetivando ampliar o comércio com os países socialistas da Europa Oriental, o Itamaraty acaba de reestruturar o Coleste, que, embora mantendo a sigla, passou a denominar-se "Comissão de Comércio com a Europa Oriental", conforme decreto assinado pelo presidente Costa e Silva. Com a reestruturação, a Coleste passou a ter condições reais para alcançar o objetivo do governo, qual seja, o de "ampliar os mercados consumidores de produtos brasileiros de diversificar as fontes supridoras de nossas importações, dentro de um programa global de aceleração do desenvolvimento nacional".

Guerrilheira diz que Polícia mente

A boliviana Maria Ester Celeni compareceu às 9:00 horas de ontem, escoltada, à 4ª Vara Federal, tendo sido interrogada até as 11h30m pela juíza Maria Rita Soares em sigilo, que procurou saber a procedência da metralhadora, das balas e a identidade da pessoa que lhe entregou a maleta em Frankfurt e da pessoa a quem caberia a moça entregar a encomenda.

Ela confirmou tudo que disse na entrevista que concedeu à imprensa, no xadrez do Serviço de Ordem Política e Social da Polícia Federal, há três dias, adiantando, entretanto, que tudo que consta do inquérito referente a seus interrogatórios na polícia é falso, não tendo declarado nada que está no documento.

Artistas continuam a se reunir contra a censura

As atrizes Odete Lara disse ontem à Tribuna que todos os atores estão se reunindo todas às tardes "para mudar esse sistema de censura que prejudica o trabalho do artista". Artistas de várias categorias continuam na luta "contra a censura, a favor da cultura", slogan adotado na semana contra a censura instituída como um repúdio à campanha obscurantista do atual governo.

A atriz Renina Katz disse que é contra a censura de um modo geral, porque a liberdade de criação vai às últimas conseqüências. Para Renina somente a opinião pública é responsável pelo ator, lá é quem deve julgar o trabalho que é feito para o seu divertimento.




http://www.tribuna.inf.br/40anos.asp

Nenhum comentário: