terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Praga recorre à força para conter o povo - 27 de janeiro de 1969

O governo da Tchecoslováquia, apoiado na ocupação dos pontos estratégicos das principais cidades do país, adotou medidas excepcionais para reprimir as manifestações populares após o enterro de Jan Palach, o jovem que se queimou vivo para manifestar o descontentamento do seu povo contra o domínio russo, ordenando a imediata retirada de seus retratos das ruas da tumultuada Praga.

Enquanto o povo theco não ocultava o trauma que o atingiu com a sucessão de suicídios de protestos, no Vaticano o O'sservatore Romano firmava textualmente que "os suicídios na Tchecoslováquia denunciam o regime de opressão à liberdade humana", acrescentando que "a força econômica e militar faz a quem possui indiferente às sanções morais que a prepotência arrasta consigo".

Sionistas iniciam boicote à França

A Organização Sionista, Congresso Judáico Norte-Americano, comunicou que havia anunciado todas as viagens de seus membros que deveriam transitar pela França e decidiu não utilizar tais viagens nas companhias francesas, em resposta a atitude do governo de De Gaulle em embargar o envio de armas para Israel.

Costa amplia poderes da Sunab que pode intervir em empresas

Timidamente, o Serviço de Higiene Alimentar da Divisão de Saneamento da Secretaria de Saúde da Guanabara começou a trabalhar, semana passada, fechando bares e restaurantes que não apresentam condições sanitárias para funcionamento.

Na Cinelândia dois bares foram fechados e dado prazo de 96 horas para as reformas necessárias, para que fosse permitido a reabertura. Somente depois de constatadas as irregularidades no depósito do leite Vigor, em Nova Iguaçu, e da "lanchonete" da Lapa que fritava pastéis com óleo de cárter de camihão, é que as autoridades sanitárias resolveram policiar as casas comerciais que vendem comida, e têm implicação direta com a saúde do povo.

Gol de Bublê dá vitória ao Vasco

Um gol de Buglê assinalado aos 16 minutos do segundo tempo, escorando de cabeça centro cruzado de Adilson da direita, deu a vitória ao Vasco da Gama (1 a 0) no amistoso de ontem à tarde, em Caio Martins, sobre o América, que jogou melhor no primeiro tempo. A renda decepcionou: NCr$ 24.140,00. Havia, porém, uma explicação: a ameaça constante de chuva.

Depois do amistoso o presidente Reinaldo Reis, do Vasco, anunciou que seu clube reformulou o voto, na Federação, quanto à fórmula do Campeonato Carioca de 1969: como os clubes pequenos ajudaram ao sr.

Otávio Pinto Guimarães a se reeleger na presidência da FCF, votando contra o sr. Medrado Dias, o Vasco agora é a favor dos 12 clubes no turno e oito no returno. Na última reunião, na FCF, nada ficou decidido sobre a fórmula do Campeonato: 93 a 93.

Nenhum comentário: