sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

EUA ameaçam com boicote ao Peru - 30 de janeiro de 1969)

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou oficialmente que o Peru será punido com a supressão da ajuda norte-americana e da quota de açúcar se não se solucionar até o dia nove de abril o conflito com a Internacional Petroleum Company. O Peru, se confirmada a medida, perderá cerca de 66 milhões de dólares. Em Lima, o governo do general Alvarado não fez qualquer pronunciamento oficial a respeito, mas em círculos bem informados dizia-se que o Peru não levará em conta a advertência.

Costa muda hoje lei do inquilinato

A Lei do Inquilinato sofrerá, a partir de hoje, alterações no capítulo dos reajustamentos de aluguéis para os prédios residenciais e urbanos, que de agora em diante não poderão ser aumentados antes que decorram 60 dias após a entrada em vigor de cada aumento de salário-mínimo.

O texto do decreto, que será assinado hoje pelo presidente da República, foi objeto de despacho realizado ontem, entre o ministro do Planejamentlo, sr. Helio Beltrão, e o marechal Costa e Silva.

Costa afirma que não pleiteou Ministério

Em conversas com os jornalistas credenciados no Ministério das Minas e Energia, o ministro Costa Cavalcanti mostrou-se surpreso com certas notícias, segundo as quais ele teria pleiteado insistentemente o Ministério do Interior ao presidente Costa e Silva, tendo mesmo ficado triste quando, no início do governo, foi convidado para assumir a Pasta das Minas e Energia. O mesmo noticiário acrescenta que como pernambucano, o ministro daria pririoidade ao "seu" Estado no que diz respeito à distribuição de recursos, etc.

"A rigor - disse o general Costa Cavaltanti - tal noticiário, por si só, evidencia seus objetivos tendenciosos. Jamais pleitei qualquer cargo ao presidente Costa e Silva e posso, inclusive afirmar que fui surpreeendido duas vezes por S. Excia, há tempos, quando fui convidado para assumir o Ministério das Minas e Energia, e sábado passado, quando ele me convocou para a Pasta do Interior. A bem da verdade, devo dizer que fiz algumas ponderações ao presidente no sentido de permanecer no Ministério das Minas e Energia.

Magalhães Pinto almoça na ABI

A Ordem dos Velhos Jornalistas recebeu, ontem, para amoçar, o ministro das Relações Exteriores, Magalhães Pinto, na ABI. O chanceler foi recebido pelo ex-desembargador Cumplicio de Santana, chefe do plantão do dia da 47ª reunião e saudado pelo jornalista Raul Floriano. O almoço informal transcorreu em ambiente de grande camaradagem com os veteranos da imprensa "batendo um papo amigável" com o ministro. O sr. Magalhães Pinto sentou-se entre o sr. Nélson Alves, presidente da Ordem, e o chefe do Plantão, Cumplicio de Santana. Compareceram cerca de 50 velhos jornalistas.

Nenhum comentário: