sábado, 27 de dezembro de 2008

Apolo-8 volta após vencer o maior perigo

26 de dezembro de 1968
A Apolo-8 já se encontrava a 295.632 quilômetros da Terra, em sua viagem de retorno, após cumprir com absoluto êxito sua missão pioneira de realizar dez evoluções a apenas 90 quilômetros da Lua, com três homens a bordo. A espaçonave americana voa a uma velocidade de 4.866 quilômetros por hora, devendo descer no Pacífico amanhã. A Apolo-8 ultrapassou seu primeiro obstáculo, o corredor que separa as áreas de gravitação da Terra e da Lua, às 14h28m de ontem.

Frank Bormann, James Lovell e William Anders serão recolhidos às 15h55m de amanhã. O único obstáculo a enfrentar agora é a reentrada na atmosfera, que deverá ser executada num ângulo compreendido entre cinco graus da órbita prevista, num outro corredor de 42 quilômetros de largura. Se esta manobra falhar, a espaçonave terá dificuldades de descer.

Situação geral do País é o tema da reunião do CSN

Brasília (Sucursal) - O marechal Costa e Silva convocou para segunda-feira, dia 30 no Palácio das Laranjeiras, reunião do Conselho de Segurança Nacional, para exame geral da situação do País. Fontes autorizadas da Presidência da República desmentiram que o objetivo principal da reunião seja para aprovar listas de cassação de mandatos e suspensão de direitos políticos, adiantando que, na ocasião, será feita apenas uma análise das principais ocorrências do ano de 1968, ligadas à segurança nacional.

A informação corrobora recentes declarações do ministro Gama e Silva, da Justiça, quando anunciou que a aplicação dos dispositivos do Ato Institucional nº 5, que permitem a cassação de mandatos e a suspensão de direitos políticos, independe da reunião conjunta do Conselho de Segurança Nacional, cujos membros - segundo revelou - podem ser ouvidos individualmente, emitir seu voto e devolver o processo à secretaria-geral do órgão.

Sunab revoluciona refeições

Os restaurantes, bares e lanchonetes da Guanabara, a partir de primeiro de janeiro, estão obrigados a fornecer à população refeições comerciais que variam entre 1,50 e 1,80 cruzeiros novos, de acordo com portaria assinada pelo sr. Enaldo Cravo Peixoto, superintendente da Sunab.

Dez tipos de refeições foram selecionados pelo Departamento de Educação Alimentar. Enquanto isso, diligências feitas pelos auxiliares do general França de Oliveira prenderam três contraventores ligados ao comércio de tóxicos e entorpecentes. Os detetives do 3º Setor de Vigilância prenderam Abel José do Nascimento, Paulo Silva, conhecido por Paulinho Tuiuti, e Pedro Fernandes Onuna.

Natal quente teve muita desidratação

Papai Noel não contava com uma temperatura de quarenta graus no Rio e andou muito suado neste Natal, sem direito a ir à praia, ao contrário das crianças, satisfeitas com os presentes ganhos na véspera e que ontem (apesar das recomendações das autoridades médicas) continuaram ao sol do meio-dia, indiferentes em sua inocência ao perigo da desidratação. E os médicos continuam apelando aos pais e responsáveis: não permaneçam nas praias com as crianças depois das 10 horas da manhã. Ontem os hospitais registraram grande número de casos de desidratação.

Nenhum comentário: