segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Apolo-8 sobe com risco de não retornar

22 de dezembro de 1968


A Apolo-8 sobe hoje para uma viagem de dez revoluções em torno da Lua, levando a bordo três astronautas, que correm o risco de não retornarem se não conseguirem pôr em funcionamento o motor principal, encarregado de retirar a espaçonave da órbita lunar.

"Se isto acontecer, o único conselho que poderemos dar aos seus ocupantes é que rezem bastante. Se não poderemos fazer nada por eles"

- declarou o cientista Christopher Kraft, principal responsável pelas operações de cotrole da experiência que durará sete dias, acrescentando:

"Somente poderemos tentar descobrir as razões do acidente e fazer o possível para impedir que se preita".

Premiados os melhores arquitetos do Brasil

Com o Júri constituído pelos arquitetos Aldary Henrique Toledo, Ivam Oest de Carvalho e Paulo A. Mendes da Rocha, foram nomeados ontem os melhores arquitetos do ano: Francisco Mauro Halfeld dos Guaranys, Sabino Machado Barroso, Jayme Zettel, José de Anchieta Leal, Carlos Augusto Camargo, Olga Verjowsky, Maria Elisa Costa, Luiz Carlos Neves, Lêda Borello, Sérgio Benício Dias, Luiz Boeckel, Eduardo Mendes de Vasconcelos, Oscar Niemeyer, Alberto Martins Reis, Luiz Carlos Dória, Pedro Teixeira Neto e Paulo Casé.

Instituída há seis anos, a Premiação Anual do Instituto dos Arquitetos do Brasil, realizou no Museu de Arte Moderna, em memorável festa, contando com a presença de altas personalidades no meio arquitetônico e cultural do País, ontem às 18 horas.

Prefeitos e vereadores brigam em São Paulo

SÃO PAULO - Tropas do II Exército ocuparam a cidade de São Sebastião, em decorrência da briga entre o prefeito do município, sr. Jorge Abdala, e a edilidade local chefiada pelo vereador Benedito Humberto de Souza Isura, e o delegado Sílvio de Almeida. Os soldados do Exército patrulharam a cidade durante todo o dia de ontem, retirando-se à noite, quando foram substituídos por soldados da Força Pública.

Tudo começou com a acusação dos vereadores contra o prefeito, de que este teria desviado a verba de NCr$1 milhão, emprestado pela Caixa Econômica Estadual, para ser aplicado na instalação das redes de água e esgoto da cidade e na pavimentação de várias ruas. A acusação diz que o prefeito gastou parte da verba e se apropriou do restante e, ainda, de outra verba, no valor de NCr$ 300 mil, que a Petrobrás doou à prefeitura negando-se o prefeito a prestar contas à Câmara de Vereadores.

Crise atinge a seleção da CBD

A seleção brasileira de futebol, com seus erros, ainda é notícia. O goleiro Cláudio e o preparador físico Júlio Mazzei, ambos do Santos, rebatem as amargas críticas do dr. Paulo Machado de Carvalho e Aimoré Moreira. Cláduio lembrou até que, o técnico, menor que ele, também já foi goleiro.

ONU condena novamente colonialismo português

NAÇÕES UNIDAS - A Assembléia Geral das Nações Unidas condenou ontem mais uma vez Portugal, África do Sul e Rodésia do Sul, por suas políticas de colonialismo e discriminação racial. A decisão foi adotada por 83 votos a favor e 5 contra (entre eles os do Brasil e Peru).

A Assembléia condenou, ainda, "a torturas e os tratamentos indígnos e desumanos" infligidos aos presos políticos na África do Sul. Esta resolução foi adotada por 110 votos a favor e somente dois contra (África do Sul e Portugal).

Nenhum comentário: