quarta-feira, 26 de setembro de 2007

União JG-CL deixa governo em expectativa

(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 26 de setembro de 1967)

Embora setores mais exacerbados defendessem a adoção de medidas punitivas contra o sr. Carlos Lacerda, através da Lei de Segurança, em virtude de seu encontro com o sr. João Goulart, em Montevidéu, o governo se manterá numa posição de expectativa, reservando para o futuro qualquer ação enérgica contra os participantes da Frente Ampla.

Setores militares do governo manifestaram, a propósito do encontro, que o marechal Costa e Silva não deve abandonar a linha de conduta a que se impôs, no caminho da plena redemocratização do País, e evitar, paralelamente, qualquer ação precipitada, capaz de desgastá-lo, como ocorreu na recente interpelação ao ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Lacerda: Encontro com Jango superou expectativas

O ex-governador Carlos Lacerda afirmou, ontem, ao desembarcar no Galeão, procedente de Montevidéu, que seu enconto com o sr. João Goulart superou todas as expectativas, acrescentando que o ex-presidente prometeu dar, de imediato, conseqüência prática à nota conjunta, através de todos os seus correligionários para que se integre na Frente Ampla.

O sr. Carlos Lacerda classificou de "mera coincidência" a simultaneidade da realização do encontro de Montevidéu com a reunião do Fundo Monetário Internacional. Esclareceu: "O FMI não resolverá nada, enquanto meu encontro com o ex-presidente trará muito mais vantagens para o Brasil". Informou haver conversado com o sr. João Goulart dez horas em três encontros, "durante os quais, foram abordados todos os problemas brasileiros".

Costa: Exportações devem ser ampliadas

No discurso pronunciado na manhã de ontem no Museu de Arte Moderna, por ocasião da inauguração da Assembléia do Fundo Monetário Internacional, o marechal-presidente Costa e Silva disse que "é ponto pacífico que o esforço para a promoção do desenvolvimento recaia sob a responsabilidade individual de cada Nação".

Frisou que "esse esforço interno pode e deve ser suplementado por uma disponibiliidade mais ampla de recursos provenientes dos países mais desenvolvidos, serem utilizados, segundo programas coerentes do governo".

Tribuna Online:

http://www.tribuna.inf.br/40anos.asp

Nenhum comentário: